-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

27/05/2017

O Lótus e a Cruz: Resenha




Antonio Rocha

“No segundo milênio antes da era cristã, antes que Abraão iniciasse sua viagem errante através dos desertos, que se estendem da Mesopotâmia até o Egito, à procura do culto do Deus Único, uma outra busca ardorosa e incansável do Todo Poderoso tinha começado no alto dos Himalaias. Em toda a extensão do vasto sul-continente indiano, a cultura dos invasores arianos já se tinha misturado à cultura, muito florescente, dos dravidianos. E desta fusão de etnias e culturas havia nascido e se desenvolvera um prodigioso sistema de pensamento e de vida mística, que se caracterizou sempre por uma intensa e profunda busca do Absoluto. Assim tivera lugar, na Índia, mais de mil anos antes de Cristo, um acontecimento notável, que foi sem dúvida, um dos mais significativos surgidos em nosso planeta, desde o aparecimento do “Homo Sapiens”. Parece que, então, pela primeira vez na história, o espírito humano rompeu a barreira das representações sensíveis e chegou à intuição da Suprema Realidade. Foi esta realidade, que transcende ao mesmo tempo os sentidos e a razão – Brahman, que permaneceu desde esse momento até hoje, a inspiração das religiões indianas”.
O parágrafo acima faz parte do excelente livro O lótus e a cruz, autoria de Frei Raimundo Cintra e tem como subtítulo “Hinduísmo e Cristianismo”, publicado pelas Edições Paulinas, em 1981, com 216 páginas.
Já falecido, Frei Raimundo Cintra foi um dos pioneiros, em nossa língua, dos estudos orientalistas e da aproximação entre o pensamento da Índia e o Catolicismo.
Vamos então ver alguns trechos do magnífico livro citado:
Palavras do Papa Paulo VI quando visitou a Índia, em 1964: “O vosso país é um país de cultura antiga, berço de grandes religiões e foco de uma nação que procurou Deus, com um desejo incansável, expresso nos cânticos de uma oração fervorosa. Raramente esta espera de Deus foi manifestada com palavras mais repletas do espírito do Advento, do que as que se acham escritas em vossos livros sagrados, muitos séculos antes da vinda de Cristo” (pág. 89).
“Ela (a Índia) recebeu do Todo Poderoso um dom excepcional de tudo o que pode ser espiritual. Desde o tempo dos Vedas e dos Upanichads, uma multidão inumerável de seus filhos foram grandes investigadores de Deus” (pág. 90).
“Esta busca de Deus é uma história que começou 2.000 anos antes do nascimento de Cristo e que perdura incansável até os nossos dias. Passou por inúmeras vicissitudes e se ramificou em numerosos sistemas filosóficos, escolas espirituais ou grupos religiosos” (pág. 90).
Muito interessante as palavras do Papa Paulo VI, quando afirma que “A Índia recebeu do Todo Poderoso um dom excepcional”. De fato, é impressionante o número de religiões, filosofias e correntes de pensamento que brotaram naquele país. Estas linhagens produziram Literaturas de alto nível e assim, hoje, podemos estuda-las com o viés da Sociologia, Lingüística, além das citadas Filosofias e Literaturas.
O Todo Poderoso, de muitos nomes, inspirou livros os mais diversos e sempre com o intuito de melhorar a vida humana no planeta. Pena que este mesmo ser humano leia tais livros ditos sagrados, mas não os cumpram no todo e assim temos guerras, disputas, sofrimentos mis.
Já disse aqui uma vez e repito, tenho o maior respeito pelos ateus, céticos e agnósticos. Mas continuo maravilhando-me com passagens literárias que os livros religiosos me proporcionam.
Pensadores da Índia elaboraram, ao longo dos milênios, profundos esquemas e sistemas de pensamentos para nos ajudar a vivermos de forma sábia.


4 comentários:

  1. Moacir Pimentel27/05/2017, 12:08

    Vizinho Antônio,
    Talvez toda essa espiritualidade não só da Índia mas da Ásia como um todo - livros, filosofias,poemas,religiões, festivais, tradições etc - não possa ser realmente compreendida por um ocidental mesmo que ele tenha caminhado atento por aquelas paragens durante três anos.
    Simplesmente não é possível abstrair essa fome do divino dos humanos espiritualizados a partir da perspectiva materialista.
    Se é que eu aprendi alguma coisa sobre a Ásia é que lá por trás de TUDO rola sempre alguma coisa sagrada.
    Como estou às voltas com alguns textos sobre Sri Lanka para mim é clara nesse momento a dificuldade de explicar os "investigadores de Deus" como você tão bem descreve-os no seu belo post.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Concordo plenamente Moacir, de fato, a Ásia é um grande mistério.

      2)Enquanto o Ocidente investiu na Tecnologia, a Ásia investiu na Espiritualidade.

      3)Então o cientista Einstein falou que o ideal era unir as duas: Ciência e Religião...

      4)Abraços.

      Excluir
  2. Livro Fantástico e de muita sensibilidade e conecção com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, dando valor a essa obra tão valiosa.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.