-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30/05/2017

DEUS EXISTE!

Greta Garbo - fotografia de Arnold Genthe (1925)

Francisco Bendl
Desde que a vida surgiu na face da terra questionam-se as suas origens, se obra do acaso ou criação divina.
A grande questão ainda não resolvida é se de fato existe um Deus ou não, diante de inexplicáveis fatores que envolvem a nossa existência.
Particularmente acredito em Deus, porém, antes de eu escrever este texto, eu gostaria de ter algumas provas da sua existência, do seu poderio, da sua magnitude, onipresença e onipotência.
Não preciso mais.
Tenho assistido um seriado pela Fox 1, intitulado The Young Pope, o Jovem Papa, estrelado pelo ator britânico Jude Law.
No capítulo da semana passada, aos sábados à noite, o Papa e seu irmão, cardeal, saem furtivamente do Vaticano, trajando roupas comuns, de modo que não fossem reconhecidos.
Entram em um bar de hotel para comprar cigarros, quando se defrontam com uma mulher maravilhosamente bela, magnífica, estupenda!
Morena, corpo escultural, olhos grandes, vestida provocativamente de preto, uma homenagem à criação divina!
Claro que os dois irmãos a olham, e ela os convida para sentarem-se em uma das mesas do bar.
Além de fantástica a mulher é inteligente, e pergunta se não seriam sacerdotes pelo jeito que a olham e como caminhavam quando chegaram.
Negam, claro, que fossem padres, mas a conversa se encaminha para a dúvida clássica sobre Deus, e a mulher exclama:
- Tenho a prova que Deus existe.
O Papa e seu irmão se olham.
Interessado na comprovação, o Papa se debruça para mais perto da mulher e pergunta:
- Que prova é esta, preciso saber, por favor!
A bela, de maneira lânguida, voz suave e baixa, responde:
- A prova da existência de Deus são os olhos!
A frase me martela a mente desde que eu a li e ouvi desta atriz que compõe o seriado que mencionei.
E fiz um exercício de imaginação que me fez voltar no tempo, para quando ainda estávamos subindo em árvores, quando éramos praticamente irracionais.
Concluí que, de fato, nada haveria neste mundo e tampouco deste ser humano que conhecemos se não enxergássemos, se não nos víssemos, se não soubéssemos por onde pisávamos, sobre o que caçávamos para nos alimentar, onde haveria a água para beber, como nos proteger dos grandes predadores, enfim, como que teríamos sobrevivido!
Não, não me venham com desenvolvimentos de sentidos que compensariam a falta de visão, por favor, pois eu gostaria de saber se inventaríamos os aviões, os navios, os automóveis, trens... se hoje teríamos criado o Hubble para perscrutar o início deste Universo, pelo menos!
E como avaliar a beleza, as paisagens, o mar, o sol, a lua, a noite, o dia... como seriam nossos fusos horários?
Como saber onde é o Norte, o Sul, o Leste e Oeste?!
O que é montanha e o que é planície?
Como faríamos mesas para sentar-se a elas e comer, conversar, tratar de negócios, reunir as pessoas para comemorar algum evento?
Como que costuraríamos nossas vestes?
Como que escolheríamos as cavernas para nos esconder e nos proteger do frio e das ameaças de feras?
Como que construiríamos as casas, os edifícios, castelos, palácios...?
Como poderíamos imaginar construir máquinas, ferramentas, engrenagens... computadores?
Com saber se nos diziam verdades ou mentiras se não pudéssemos olhar nos olhos das pessoas?!
Como fazer fogo?
Como cozinhar?
Indiscutivelmente a prova cabal da existência de Deus são os olhos!!!
Convenhamos, é pelos olhos que as pessoas expressam seus sentimentos, o que têm de bom, de ruim, de ganancioso...
Haveria dinheiro?
Como distinguir a prata do ouro?
Como que desenvolveríamos o vidro, por exemplo?
Com o que teríamos uma ideia do mundo que vivíamos?
Decididamente não chegaríamos até o mundo de hoje, pelo menos não esse, sem dúvida alguma.
Afinal das contas, os olhos nos dão a dimensão de onde estamos, do planeta, da casa onde  residimos, da rua, do bairro, da cidade...
Os olhos nos protegem, nos garantem o ir e vir, nos dão a devida consciência do que somos, nos possibilitam pensar sobre as proporções, fazer cálculos de matemática... e como a escrita em Braille seria criada?!
A vida teria sentido sem que pudéssemos avaliar mesmo que de forma simplória a beleza?
Não seriam os olhos os fatores preponderantes à felicidade?
A minha intenção é discutir com os meus amigos se os olhos são provas da existência de Deus ou não, e se haveria outra forma tão poderosa de se ter a comprovação indiscutível e absoluta da existência de Deus que, paradoxalmente, não é vê-Lo, mas olhar o que está ao nosso redor e constatar que são os olhos a prova cabal de dirimir esta dúvida!
Olho para este artigo mesmo mal escrito, perguntas comuns - de acordo com as minhas limitações -, mas a minha mente não percebe outro sentido humano que possa ser mais importante que a visão, tanto pelo que define quanto pelo que nos diz como somos perante a nós mesmos e ao mundo onde vivemos!
DEUS EXISTE!


11 comentários:

  1. 1)Oi Chicão, interessante os seus questionamentos. Muito bons.

    2)Buda afirma: o que forma o ser humano são os 5 sentidos mais a mente (que pode ser a alma).

    3)Só a visão é pouco e só o conjunto dos 6 sentidos que identifica a vida física... todos os seres vivos tem estes 6 sentidos, então todos somos irmãos.

    4)Somos irmãos do elefante e da pulga, somos irmãos do santo e do corrupto, somos irmãos da plantinha e da pedra...

    5)E assim podemos contemplar a beleza da Natureza, autocriando-se infinitamente.

    6)Mas teve, em algum lugar do vastíssimo universo, um pontapé inicial, entramos em campo, e a partida está rolando até hoje.

    7)Quem deu o pontapé inicial tem vários nomes...

    8)Parabéns Mano por ilustrar a matéria com os belos olhos e a grande artista Greta Garbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl30/05/2017, 11:20

      Meu amigo Rocha,

      Obrigado pelo comentário.

      Considerando o meu tamanho, certamente as minhas reencarnações estão relacionadas aos paquidermes, tais como o elefante, rinoceronte, hipopótamo, cujas vidas pregressas moldaram este ser humano que ora escreve esta resposta com a diferença que esses animais imensos são muito mais inteligentes!!!

      Razão pela qual, Rocha, imagino que eu esteja engatinhando nas minhas idas e vindas deste plano para outro, e de lá para cá.

      Pulga, percevejo, barata, carrapato, piolho ... certamente esses minúsculos seres eu ainda não experimentei suas existências.

      Aliás, esta é a única incompatibilidade do Budismo com o Espiritismo, a reencarnação possibilitar que os humanos retornem como animais irracionais, pois seria uma INVOLUÇÃO!

      Um forte abraço, meu caro.
      Saúde e paz.

      Excluir
  2. Chicão, não sei se em algum outro planeta girando em volta de algum outro sol alguma outra espécie inteligente tenha desenvolvido um outro sentido, que talvez não possamos nem imaginar, que lhes permitiria fazer todas essas coisas sem a mesma visão que nós conhecemos. Mas se existe alguma coisa que me faz acreditar que a evolução não é apenas uma sequência cega de acasos, mutações e predominância das características resultantes que se mostrem mais adaptaveis, são justamente os olhos. A enorme complexidade biológica deles que os faz ter as capacidades que têm, e sobretudo a capacidade do olhar de expressar as emoções mais sutis, isso me leva a acreditar, como você, que houve alguma força mais alta colaborando com a sua criação.

    ResponderExcluir
  3. 1)Licença, o debate é bom !

    2)Lembrei dos morcegos, nossos irmãos, que são cegos...

    3)E viva o Ecossistema !

    ResponderExcluir
  4. Francisco Bendl30/05/2017, 11:11

    Caro Wilson,

    Alegro-me que tenhas concordado comigo neste aspecto, de serem os olhos uma prova incontestável da existência de Deus!

    Considerando a evolução, conforme Darwin, algumas questões deixam margem a interpretações que batem à porta de um ser superior, de uma divindade, onde o acaso ou esta evolução não contempla as dúvidas que surgem.

    Por exemplo, a mente.
    E, dela, extraímos o amor, o ódio, o remorso, a consideração, a solidariedade, a compaixão, o carinho, o afeto ...
    Emoções e sensações absolutamente subjetivas, que a lógica do inglês ou a sequência desse desenvolvimento orgânico não encontra o momento onde esta passagem do homem das cavernas para o homem inventor - roda, pedra lascada, a idade do bronze, ferramentas, armas - tenha se dado.

    Muito mais intrigante que, desde que existimos, os olhos CONTINUAM OS MESMOS, não se aperfeiçoaram, não se desenvolveram!!!

    Ora, o nosso corpo sofreu até mesmo modificações externas e internas, mas os olhos continuam imutáveis, e oferecendo o milagre da visão, das cores, das pessoas, dos objetos ...

    Obrigado pelo comentário.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  5. Moacir Pimentel30/05/2017, 12:42

    Bendl,
    Por mais incrível que isso possa parecer outros animais têm ainda melhor e mais complexas visões que a nossa : os gatos à noite, os cavalos que devido aos olhos laterais enxergam em 360 graus, as águias e outras aves de rapina, os tubarões (rsrs) Nem por isso eles desenvolveram o nervo emergente da nossa mente e a nossa consciência ou se apropriaram da natureza ou falaram e fizeram arte ou escreveram, inclusive em Braille, ou inventaram a Ciência e o Direito civilizatório ou perseguiram as liberdades.
    Quanto aos olhos humanos eles não precisaram evoluir porque para aqueles deficientes foram providenciadas as lentes.(rsrs) E o resto?
    John Milton escreveu seus poemas sem enxergar e Monet mesmo cego continuou pintando seus nenúfares e Beethoven estava surdo quando compôs a Nona. Se há um milagre nessa CRIAÇÃO toda ele é o ser humano que, na minha modesta opinião, apesar de dar dois passos para frente e outro para trás , ainda não chegou ao ápice da sua evolução. Aposto no bípede!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl30/05/2017, 18:45

      Pimentel,

      Muito obrigado pelo comentário, que traz a visão dos animais para o debate, digamos assim.

      Apesar de tu teres mencionado que certos animais possuem a visão melhor do que o ser humano, as suas limitações por evidente os tornam infinitamente distantes do homem quanto às invenções, às descobertas, às artes, pois os irracionais utilizam fundamentalmente seus olhos como proteção de predadores naturais.

      Quanto aos deficientes visuais, a humanidade levou milhares de anos para desenvolver os óculos, uma vez que à época de Confúcio, 500 AC, o filósofo chinês fazia menção sobre este objeto em suas citações.

      No entanto, o mesmo não se pode dizer dos cegos que, sem visão absoluta, dificilmente - caso a humanidade não enxergasse - teria chegado no patamar atual.

      Milton escreveu poemas, mas nada fabricou, inventou, criou algo de útil à humanidade, salvo deleite espiritual, e não quero menosprezar a poesia, não, porém enfatizar o desenvolvimento tecnológico e científico como fundamentais para nos dias de hoje desfrutemos do conforto à disposição.

      Beethoven ficou surdo com o tempo, mas foi com os olhos que elaborou as suas partituras, escreveu as notas musicais que o elevaram a ser um dos mais importantes compositores musicais de todos os tempos!

      E, uma pequena correção, não escrevi que os olhos eram milagres, Pimentel, mas, a meu ver, dos sentidos que dispomos a parte mais importante, caso contrário não estaríamos tento esse diálogo, indiscutivelmente.

      Um grande abraço.
      Saúde e paz.

      Excluir
  6. Olá notável dissidente,
    O olho é impressionante , sejam os nossosou os de bichos. Fico atenta aos olhos amarelos do Zigg, gatinho da minha irmã e chego a ficar com afliçao de tanta complexidade que não entendo. E os olhos do cavalo?
    Às vezes, dirigindo, percebo um olhar de longe que capturou o meu e fico impressionada com a exatidão da forma apesar da distância. Fico intrigada!
    Atë mais , com os olhos das palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl30/05/2017, 19:15

      Aninha, inigualável e brilhante dissidente,

      Se concordas comigo quanto à observação que fiz sobre os olhos serem o mais importantes órgãos do ser humano, pois afirmas que são complexos e te impressionam, a ponto de te deixarem intrigada, este teu comentário pelo qual agradeço me deixou alegre e convicto que as minhas alegações encontraram eco justamente em quem mais entende de olhos e olhares, a mulher!

      Muito obrigado pelo comentário, Aninha, que me incentiva a escrever textos mesmo que limitados e contestados, porém sempre trazendo à baila questões que tenho dúvidas, ainda não totalmente compreendidas, absorvidas, então mais pergunto do que afirmo, mais peço ajuda que apresentar minhas convicções.

      Um grande e forte abraço, minha inigualável dissidente.
      Saúde e paz, extensivo aos teus amados.
      (Ah, percebeste o "golpe" do censor com os artigos que disse ter deletado involuntariamente?! Lembro que havia comentários nossos que venceríamos a "tesoura" com o tempo. De modo a não deixar resquícios de uma possível semente que o faria aceitar nossas reivindicações, "sem querer" riscou do mapa nossas observações, hehehehehehehehehehe!)



      Excluir
    2. Rebelde,
      O pior foi que eu estava enchendo a paciência dele quando apertou a tecla errada...Magistral?
      Até.

      Excluir
    3. Francisco Bendl31/05/2017, 10:46

      Aninha,

      O censor é muito inteligente e ... reacionário!
      Todo o cuidado é pouco!!!!

      Outro abraço.

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.